http://1.bp.blogspot.com/_LzEW9CdbpQA/TK54p0o5eMI/AAAAAAAACBo/HJiu2hku6Vk/S1600-R/dilma13_2_turno.jpg http://1.bp.blogspot.com/_LzEW9CdbpQA/TK529IuoIBI/AAAAAAAACBg/lDw5BFhFe80/S1600-R/dilma_verdades.jpg

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

III Conferência Brasileiros no Mundo - Briefing

O Embaixador Eduardo Gradilone, Subsecretário-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, apresentou a III Conferência das Comunidades Brasileiras no Exterior - Brasileiros no Mundo, que terá lugar no Rio de Janeiro, nos dias 2 3 de dezembro.

Brasília, 26 de novembro de 2010.

sábado, 13 de novembro de 2010

Resultado do processo de consultas para escolha do CRBE

A Comissão do Regimento do Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE) homologou, em 11/11, o resultado do processo de consultas para escolha de seus membros, realizado entre 1 e 9 de novembro, por meio de votação pela internet.
Como informado pela Nota à Imprensa 637, de 29 de outubro, a criação do CRBE amplia o conjunto de ações que o Ministério das Relações Exteriores desenvolve com o objetivo de aprimorar a assistência consular e o apoio aos cerca de três milhões de compatriotas que vivem fora do Brasil.
A composição do CRBE, a ser formalizada por ato do Ministro de Estado das Relações Exteriores, será a seguinte:

MEMBROS TITULARES (em ordem de votação)

I - Região Américas do Sul e Central:

1. Marilene Sguarizi (“Advogada Sguarizi”, Paraguai)
2. Romildo Antônio de Souza (“Romildo Maia”, Paraguai);
3. José Paulo Ribeiro (Suriname);
4. Ari Sordi (“Padre Ari”, Paraguai).

II - Região América do Norte e Caribe:

1. Fausto Mendes da Rocha (EUA);
2. Silair de Almeida (EUA);
3. Ester Sanchez-Naek (EUA);
4. Ronney Roger Molinari Oliveira (EUA).

III - Região Europa:

1. Laércio Ribeiro da Silva (“Laércio da ABRAS”, Reino Unido);
2. Mônica da Cunha Cruz Pereira (Bélgica);
3. Carlos Mellinger (Reino Unido);
4. Flávio Carvalho (Espanha).

IV - Região Ásia, África, Oriente Médio e Oceania:

1. Siham Hussein Harati (Líbano);
2. Ângelo Akimitsu Ishi (Japão);
3. Carlos Sussumo Shinoda (Japão);
4. Newton Takahiro Sonoki (“Sonoki”, Japão).

MEMBROS SUPLENTES (em ordem de votação)

I - Região Américas do Sul e Central:

1. Severino Cunha Farias (“Professor Severino”, Uruguai);
2. Carla Maria Bahia Brito (“Carla Bahia”, Argentina);
3. Maria Helena Repoles Passos (Equador);
4. Gedeão Marques Reis (“Pastor Gedeão”, Guiana Francesa).

II - Região América do Norte e Caribe:

1. Adriana Riquet Sabino (EUA);
2. Gimiano Jorge Costa (“Jorge Costa”, EUA);
3. Sérgio Vianna Melo (EUA);
4. Walter Mourisso (EUA).

III - Região Europa:

1. Rui Pereira Martins (Suíça);
2. Else Ribeiro Pires Vieira (Reino Unido);
3. Ticiana César de Noronha (“Dra Ticiana”, Bélgica);
4. Hilton Boechat Júnior (Espanha).

IV - Região Ásia, África, Oriente Médio e Oceania:

1. Khaled Hamad Haymour (Líbano);
2. Roberto Khatlab (Líbano);
3. Sandra Mieko Kudeken (“Professora Sandra”, Japão);
4. Wilson Hayashida (Japão).

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Senadores propõem mais apoio a brasileiros no exterior

Por Agência Senado

De acordo com levantamento realizado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), mais de três milhões de brasileiros vivem atualmente em outros países, a maior parte deles nos Estados Unidos, Paraguai, Japão, Inglaterra e Portugal. Segundo a pesquisa, dois em cada três desses cidadãos brasileiros vivem fora do Brasil em situação irregular, sem apoio jurídico ou médico.

Os dados do Itamaraty mostram que a situação mais crítica é enfrentada pelos migrantes que residem no Paraguai. No ano passado, esse país iniciou processo de regularização dos cerca de 300 mil brasileiros que vivem em terras fronteiriças, o que acarretou a assinatura de um acordo de residência no âmbito do Mercosul, o que ajudou a melhorar, parcialmente, a situação dos chamados "brasilguaios". Na Bolívia, perto da fronteira com o Acre, brasileiros também passam por graves situações.

Em entrevistas à Rádio Senado, senadores comentaram o assunto. O senador acriano Geraldo Mesquita Júnior (PMDB) disse que uma solução possível é a criação de um colegiado permanente para assuntos de migração dentro do Parlamento do Mercosul, o Parlasul. Já o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), acredita ser necessário que o Brasil abra mais consulados para atender esses brasileiros.

Tramitam no Senado Federal projetos de lei que visam dar mais apoio a esse contingente de brasileiros no exterior. O projeto de lei do Senado (PLS) 86/10, por exemplo, de autoria de Geraldo Mesquita Jr., assegura aos brasileiros emigrados ou residentes permanentes em outros países a filiação como segurado facultativo da Previdência Social. A matéria aguarda parecer do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), relator da proposta na CRE.

Já o PLS 74/04, do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) autoriza o Executivo a criar a Poupança Emigrante e o Fundo de Financiamento ao Emigrante Empreendedor (FEE), para incrementar a entrada de divisas no país, que seriam enviadas por brasileiros que moram no exterior. O projeto está na CCJ, onde tem como relator o senador Aloizio Mercadante (PT-SP).

Também tramitando na CRE, aguarda apreciação do colegiado o PLS 47/06, do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que sugere ao Poder Executivo a criação da Secretaria de Apoio a Brasileiros no Exterior (Seabe). O relator, Cristovam Buarque (PDT-DF), já apresentou parecer favorável à aprovação da matéria.
Já a proposta de emenda à Constituição (PEC) 5/05, de Cristovam, altera o artigo 45 da Constituição Federal para determinar a criação de circunscrições eleitorais especiais para que os brasileiros residentes no exterior possam escolher seus representantes para a Câmara dos Deputados. Atualmente, esses cidadãos só podem votar em candidatos à Presidência da República. A matéria aguarda votação em segundo turno no Plenário do Senado.

Proposta similar foi apresentada pela CPI Mista da Emigração Ilegal, que funcionou em 2006. A PEC 45/06 institui representação na Câmara dos Deputados a brasileiros que moram no exterior, a exemplo do que ocorre em países como Itália e Alemanha. Essa PEC, porém, ainda tramita na CCJ.

Casos recentes

Em maio de 2009, foi criada no âmbito da CRE a Subcomissão Permanente da Amazônia e da Faixa de Fronteira, para tratar de assuntos específicos da fronteira norte do país e trabalhar para harmonizar potenciais dificuldades do Brasil e de países limítrofes na região, como Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia e Peru.

Nos últimos meses, dois episódios trágicos chamaram a atenção dos brasileiros residentes no território nacional para os compatriotas que vivem no Suriname e no México.

No final de agosto deste ano, traficantes mexicanos assassinaram 72 pessoas em Tamaulipas, norte do país, na fronteira com os Estados Unidos. Esses latino-americanos tentavam entrar ilegalmente nos Estados Unidos através da fronteira mexicana, a imprensa noticiou à época que a chacina ocorreu porque os migrantes se recusaram a trabalhar para um dos grupos de traficantes do México. Quatro brasileiros estavam entre os mortos, dois de Minas Gerais e dois do Pará. Os corpos desses cidadãos brasileiros ainda não chegaram ao Brasil, o que deve acontecer nos próximos dias.

Em dezembro de 2009, 80 brasileiros foram atacados pela população local em Albina, cidade do Suriname que se localiza a 150 quilômetros da capital Paramaribo, vários tiveram ferimentos graves e uma brasileira grávida teria abortado em virtude das agressões. A confusão teria se dado depois do assassinato de um surinameso por um brasileiro.

Augusto Castro / Agência Senado, com informações de Nara Ferreira, repórter da Rádio Senado



Fête de la Victoire de notre candidate Dilma Rousseff – Festa da Vitoria da nossa candidata Dilma Rousseff – 6/11 (samedi – sabado)‏

Bom Dilma!

Com enorme prazer convido-lhes a festejar a vitoria da nossa candidata e futura presidente Dilma Rousseff dentro do Festival de Ritmos Brasileiros.

Tragam bandeiras, estrelas, etc! Vamos fazer uma onda vermelha!
Obrigada pelos 57,3% dos votos validos na França!

Saudações quilombolas!
Marcia Moraes

Tel. +33 6 58 70 40 75

Quando: sabado 6 de novembro 2010 à partir das 20h
ps. as informações seguem abaixo
------
Bon Dilma!

Avec un énorme plaisir, je vous invite à feter la victoire de notre candidate et future presidente Dilma Rousseff dans le cadre du Festival Rythmes brésiliens.
Ammenez des drapeaux, des étoiles, etc etc Allons faire une vague rouge!

Merci pour les 57,3% des voix en France!

Salutations quilombolas!
Marcia Moraes
+33 6 58 70 40 75
ps. les informations suivent.

Guerilla-Kämpferin jetzt eine der mächtigsten Frauen der Welt

Por Bild

A Bild desta semana deu destaque a candidata Eleita, Dilma Rousseff que agora uma das mulheres mais poderosas do mundo. Pela primeira vez uma mulher está na vanguarda do país em franca expansão. Dilma Rousseff anunciou reformas do sistema fiscal e de administração e prometeu dar continuidade ao governo de Lula.

Seu apelido é "Trator"

Dilma Rousseff, certamente traz qualidades para o cargo de Presidente. Não é à toa que ela tem o apelido de "trator" quando se trata de promover seus objetivos políticos. Dureza necessária, tem presumivelmente de seu tempo como uma lutadora.

Ela cresceu em Belo Horizonte, a filha de um advogado comunista da Bulgária. Como uma criança frequentou um colégio interno, foi aulas de francês e piano. Sua família estava entre a elite do país. Isso mudou com a ditadura militar, que em 1964 sofreu um golpe ao poder. Apenas um ano depois, com apenas 17 anos, Dilma começou sua luta.

Ela lutou contra a ditadura militar

Mesmo assim, ela mostrou suas qualidades de liderança, foi disciplinada e determinada. Em 1967 ela se casou com seu primeiro marido, Cláudio Galeno.

Três anos depois de ter casado, ela foi presa pelos militares. Ela passou quase quatro anos na prisão, e foi brutalmente torturada.

De volta à liberdade, separada do marido, ela completou os seus estudos em economia. Logo depois, ela conheceu o advogado Carlos Araújo, que também é um ex-guerrilheiro. Eles se casaram e tiveram uma filha.

Sua Carreira Política

Profissionalmente, Dilma seguiu uma carreira política. Por causa de sua aparência robusta, é considerado por alguns como a Dama de Ferro e como sem carisma. Com a ajuda de Lula da Silva, conseguiu, finalmente, até mesmo para o cargo de Ministra-Presidente, o segundo maior cargo do país.

Com um novo slogam: MÃE DA NAÇÃO

Após quimioterapia bem-sucedida, ela estava quase irreconhecível - no verdadeiro sentido da palavra. Com a cirurgia plástica e roupa nova que ela tentou melhorar sua imagem.

A Dama de Ferro e atualamente mãe da nação. Como funcionou bem que foi, recentemente, até avó. Dilma Rousseff acabou de se tornar avó.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Senador Crivella parabeniza Dilma pela vitória

Exponen fotos históricas de Dilma Rousseff en Bulgaria

DILMA ROUSSEFF NOUVELLE PRESIDENTE DU BRESIL

Dilma Rousseff celebra su victoria y agradece a Lula

Saiba como foi a repercussão internacional da vitória de Dilma Rousseff

Pânico na TV - Sabrina Sato continua sua tentativa de fazer Dilma dançar o rebolation

Dilma Rousseff es la sucesora de Lula y la primera mujer que presidirá Brasil

Brazil Elects Dilma Rousseff, First Female President