http://1.bp.blogspot.com/_LzEW9CdbpQA/TK54p0o5eMI/AAAAAAAACBo/HJiu2hku6Vk/S1600-R/dilma13_2_turno.jpg http://1.bp.blogspot.com/_LzEW9CdbpQA/TK529IuoIBI/AAAAAAAACBg/lDw5BFhFe80/S1600-R/dilma_verdades.jpg

domingo, 25 de setembro de 2011

Brasileira é encontrada morta em Brighton/MA

Por Marcelo Zicker

Uma brasileira foi encontrada morta em seu apartamento em Brighton – MA, na tarde de quarta-feira(21). Segundo os investigadores do caso,  Edinalva Ferreira da Silva, de 30 anos, teria falecido 15 dias antes do corpo ser encontrado.
Segundo amigos da vítima, Edinalva estaria enfrentando problema conjugais com o marido, Paulo Sérgio Vieira, e há quase duas semanas não comparecia para trabalhar como Housecleaner. “ O marido dela ligou para alguns colegas de trabalho de Edinalva, afirmando que ela estaria muito doente e que precisaria tirar 15 dias de folga” afirma uma conhecida da vítima que prefere não se identificar. “ No mesmo dia, ele foi ao banco e pegou $3 mil dólares em dinheiro e comprou uma passagem de última hora para o Brasil, embarcando imediatamente. Algumas amigas da Edinalva no Brasil afirmam ter visto o Paulo Sérgio no Brasil, e ele age como se nada tivesse acontecido” completa. Acredita-se que o suspeito trabalhava em um restaurante hispânico na região de Boston e era casado com a vítima há 3 anos.
Após 15 dias, e preocupadas com a brasileira, algumas colegas de trabalho foram até a sua casa para saber como ela estava. Ao chegar ao prédio, assustaram com o forte cheiro de putrefação que estava espalhado por todo o andar do apartamento da vítima, situado no basement do prédio. Os policiais foram chamados e ao arrombarem o apartamento, encontraram o corpo de Edinalva já em estado de decomposição.
Segundo o relatório policial, o departamento D14 foi contatado aproximadamente às 5:38pm, para comparecer ao  endereço 52 Cummings Road, em Brighton, na quarta-feira.  Ao adentrar o apartamento, se depararam com a brasileira morta.  
A autópsia segue em andamento, mas os investigadores trabalham com a hipótese de homicídio, e o marido da brasileira, Paulo Sérgio Vieira, é o principal suspeito. “ Me disseram que eles teriam tido uma discussão por conta de um ‘caso’ que ela teve com outro homem” afirma a conhecida da vítima. Na manhã dessa sexta-feira(23), foi divulgado que a brasileira sofreu várias pancadas, principalmente na cabeça, repercutindo traumatismos diversos no crânio e ao longo do corpo.
O Departamento de Homicídios da Polícia de Boston está trabalhando no caso, investigando fatos e circunstâncias da morte da brasileira. Quem tiver informações sobre o caso, pode ligar para (617) 343 – 4677. Ainda é possível fazer uma denúncia anônima, através da entidade CrimeStoppers, pelo número 1(800) 494 – TIPS.
Caso se comprove que o suspeito viajou para o Brasil, as chances de extradição para que ele responda a acusação do crime são remotas, por conta dos tratados diplomáticos entre Brasil e EUA, que dificultam a extradição de criminosos de um país para o outro. Em um caso recente, o policial David Brito, que foi preso em julho deste ano pela acusação de comercializar entorpecentes, se favoreceu do mesmo impasse diplomático. No dia 24 de agosto, em liberdade condicional, ele quebrou a tornozeleira GPS, e desapareceu antes da chegada da polícia. De acordo com investigadores, ele teria viajado para o Brasil com a ajuda da mãe e dificilmente será extraditado para os EUA, para ser julgado.
(da redação Braziliantimes.com)

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Coletiva da presidenta Dilma aos jornalistas brasileiros, em Nova Iorque

PT manifesta apoio ao reconhecimento do Estado da Palestina

Direção nacional do Partido divulga nota de apoio aos palestinos


Nota de apoio ao reconhecimento do Estado da Palestina pela ONU
Na semana de abertura da 66a. Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, o Partido dos Trabalhadores manifesta seu apoio ao reconhecimento do Estado da Palestina perante esta organização.
Ao longo de sua história, o PT tem se manifestado em defesa de uma solução negociada para o conflito e de uma saída justa para palestinos e israelenses, expressa na coexistência de dois Estados e no reconhecimento do Estado da Palestina dentro das fronteiras de 1967, como já feito pelo governo brasileiro no final de 2010 e enfatizado pela Presidenta Dilma em seu discurso de abertura da Assembleia Geral.
Em sua Carta constitutiva, a ONU clama pela igualdade entre as nações e pela autodeterminação dos povos. Em consonância com seus princípios, urge que as Nações Unidas finalmente reconheçam o direito palestino à autodeterminação e incorporem o Estado da Palestina como membro pleno da organização.
A permanência do conflito tem impacto direto na vida de milhares de palestinas e palestinos, cujos direitos e liberdades fundamentais são cerceados cotidianamente. Esperamos que este momento de visibilidade da causa palestina se converta numa ocasião privilegiada para a retomada das negociações e para a construção de uma paz justa e duradoura na região.
Rui Falcão
Presidente Nacional
Iole Ilíada
Secretária de Relações Internacionais

Discurso do ministro Antonio Patriota na ONU

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O grande desafio para os próximos anos será o de enfrentar a questão das dívidas soberanas e dos desequilíbrios fiscais

Por Blog do Planalto


O jornal britânico Financial Times publicou artigo da presidenta Dilma Rousseff em sua versão impressa nesta quinta-feira (22/9), e, na versão online, nessa quarta-feira (21/9), intitulado “Brazil will fight back against the currency manipulators”. Na publicação, a presidenta fala sobre a crise financeira internacional, consequência da crise de 2008 que afetou as economias avançadas.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Na ONU, Presidenta Dilma diz que saúde da mulher é prioridade

Latinoamérica: Dilma Rousseff abrirá el próximo 21 de septiembre Asamblea de ONU

Visita da Presidenta Dilma Rousseff a Nova York por ocasião da 66ª Assembleia-Geral da ONU

O Ministro Antonio de Aguiar Patriota acompanhará a Presidenta Rousseff e participará de encontros bilaterais com Chanceleres de diversos países, bem como de reuniões ministeriais do BRICS e do G-4.
 
 Visita da Presidenta Dilma Rousseff a Nova York por ocasião da 66ª Assembleia-Geral da ONU
Foto: Germano Correa / MRE
Assento do Brasil na Assembléia Geral da ONU 
 
16/09/2011 - A Presidenta Dilma Rousseff realizará visita de trabalho a Nova York entre os dias 19 e 22 de setembro, quando chefiará a delegação brasileira à 66ª Assembleia-Geral das Nações Unidas.
No dia 21, a Presidenta será a primeira mulher, desde a fundação das Nações Unidas, a proferir o discurso de abertura da Assembleia-Geral.
No dia 19, a Presidenta participará da sessão de abertura da Reunião de Alto Nível sobre Doenças Crônicas e Não-Transmissíveis e do Colóquio de Alto Nível sobre Participação Política de Mulheres.
No dia 20, a mandatária brasileira co-presidirá com o Presidente dos EUA a cerimônia de lançamento da Parceria para a Transparência Governamental (“Open Government Partnership”). No mesmo dia, receberá o prêmio “Woodrow Wilson for Public Service”, outorgado pelo “Woodrow Wilson International Center for Scholars”.
No dia 22, a Presidenta participará da Reunião de Alto Nível sobre Segurança Nuclear e da Reunião de Alto Nível do Conselho de Segurança sobre Diplomacia Preventiva.
A Presidenta também manterá encontros bilaterais com Chefes de Estado e de Governo e com o Secretário-Geral das Nações Unidas.
O Ministro Antonio de Aguiar Patriota acompanhará a Presidenta Rousseff e participará de encontros bilaterais com Chanceleres de diversos países, bem como de reuniões ministeriais do BRICS e do G-4.
A Assembleia-Geral das Nações Unidas, em sua 66ª sessão, deverá privilegiar, dentre outros temas, questões relacionadas à mediação e à diplomacia preventiva.

Fonte: MRE

PT Lisboa: 18 anos de organização e luta


Foi comemorado nesta sexta-feira (16) os 18 anos de fundação do núcleo do Partido dos Trabalhadores em Lisboa.


Para comemorar a data, os petistas do Núcleo organizaram um encontro cultural e político na tradicional Casa do Alentejo, que fica em Lisboa. O ex-presidente Lula inclusive já esteve no local em outra oportunidade, na ocasião dos 10 anos de fundação do Núcleo.
A Secretária de Relações Internacionais do PT, Iole Ilíada, parabenizou o Núcleo por meio de uma carta que foi enviada nesta data. Clique aqui para ler o documento.

(Portal do PT)

sábado, 17 de setembro de 2011

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Curso gratuito de Recolocação Profissional a Descendentes de Japoneses

A JICE (Centro de Cooperação Internacional do Japão) oferece curso gratuito de Recolocação Profissional a Descendentes de Japoneses - visite http://sv2.jice.org/ para mais informações.

Fonte: Consulado-Geral do Brasil em Tóquio

IV EPTEX e 4o Congresso Nacional

Por Núcleo PT Colônia

Segue o folder com as resoluções aprovadas em Londres ao final do IV Encontro dos Petistas no Exterior (EPTEX) em maio de 2011:


Abaixo o arquivo com as resoluções aprovadas no 4o Congresso Nacional do PT realizado de 2 a 4 de setembro de 2011:



E em destaque as resoluções para reforma estatutária relacionadas aos petistas no exterior aprovadas durante o 4o Congresso Nacional do PT:






38. Reforma aprovada sobre Núcleos no Exterior

No caso dos núcleos do PT no exterior, para participação nas eleições internas, além da exigência estatutária de filiação mínima de um ano, somente terão direito a voto os filiados vinculados ao núcleo há pelo menos seis meses.

Os núcleos de base no exterior realizarão periodicamente o Encontro de Petistas no Exterior (EPTEX), a ser regulamentado pelo Diretório Nacional do PT.

Acrescentar ao Art. 60: No caso dos núcleos no exterior, serão eleitas também coordenações regionais, cujo funcionamento será regulamentado pelo DN.

EUA - Abaixo Assinado #FreeRicardoCosta

Por #FreeRicardoCosta

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgTOo1jAlQhyhhg1_53X92dpueuVCzYqbrt55ZRqz2G2PJz9HNmtq3OadkVCaoTNObXvDP_g8y0EBtgay7s33jn9lPNnR98ag_LIACgMRquYfKLGv5zUm3tx8ohBr9xvpYQNIK3Q5L55DZ4/s1600/image001.jpg

Faca parte da petição on-line exigindo respeito com Ricardo Costa e um julgamento rápido.

Exigimos respeito ao brasileiro Ricardo Costa, seu julgamento e sua libertação imediata. 

Ricardo Costa é acusado de abusar sexualmente dos três filhos. Um brasileiro que alega inocência vai completar dois anos e meio de prisão nos Estados Unidos sem ter sido julgado. Dentro de detenção de Yavapai, Arizona. Entre os presos, o brasileiro Ricardo Costa. Ele foi para a prisão depois de se separar da mulher, a americana Angela Martin, e depois que os filhos passaram a frequentar um consultório de psicologia. Ricardo foi acusado de abusar sexualmente das crianças: o menino Sage, a Rosie, e o caçula Eden. Segundo o irmão de Ricardo, os filhos, no decorrer de um ano, foram induzidos mentir para a polícia. “As crianças assumiram que elas eram molestadas numa idade menor”, pergunta o repórter. “Sim, no final das entrevistas, sim. Mas no começo quando as foram perguntadas nunca existiu absolutamente nada”, diz o irmão de Ricardo, Rafael Costa. A psicóloga Linda Bennardo, que trabalhou com os filhos de Ricardo, perdeu a licença para exercer a profissão. O motivo: ter influenciado outras crianças, em outros casos, a dizer mentiras.
Linda participou de três casos semelhantes na cidade de Sedona, no interior do Arizona. De todos os envolvidos, Ricardo é o único brasileiro, o único que foi preso. Os outros foram inocentados.
A Justiça deu a Ricardo a chance de responder ao processo em liberdade. Mas, para a família, o valor da fiança é mais uma forma de pressioná-lo a assumir a culpa neste caso: US$ 75 milhões, o equivalente a R$ 125 milhões. Em dinheiro vivo é a maior fiança estipulada pela Justiça americana.
Sem ter como pagar, o brasileiro Ricardo Costa continua preso.

Exigimos respeito ao brasileiro Ricardo Costa, seu julgamento e sua libertação imediata


http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N8852


Drama de brasileiro vai parar nas mãos de Dilma

Senado pede para presidente interceder em favor de brasileiro preso há quase três anos sem julgamento nos EUA


Arquivo Pessoal
28_Ricardo Azevedo Souza Costa_ARQUIVO PESSOAL
Vestido com a “amarelinha”, o brasileiro Ricardo Azevedo aparece com os três filhos


Em tempos de “faxina” contra a corrupção, a terceira mulher mais poderosa do mundo ganhou um abacaxi diplomático para descascar. No início deste mês, por meio do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, o Senado Federal fez um apelo para a presidente Dilma Rousseff (PT) intervir em um caso delicado e com suspeita de xenofobia.
 
O comunicado oficial levado à presidente e assinado pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP) revela um controverso imbróglio jurídico envolvendo a Justiça norte-americana e o ex-modelo brasileiro Ricardo Azevedo Souza Costa, de 39 anos. Ele está preso há dois anos e oito meses numa penitenciária do Arizona, um dos estados mais conservadores dos Estados Unidos, sem ter sido julgado.
 
Com uma fiança estipulada inicialmente em R$ 120 milhões em dinheiro vivo (a maior que se tem notícia na história do judiciário americano), Ricardo é acusado pela ex-mulher, a norte-americana Angela Denise Martin, de 49 anos, de ter molestado e abusado sexualmente dos próprios filhos. A denúncia, contudo, foi feita um ano depois da separação do casal, em meio a um processo de divórcio litigioso. Para parentes e amigos, Ricardo seria vítima de xenofobia.

No pedido para a presidente Dilma, Suplicy conta que a Justiça americana já adiou o julgamento de Ricardo por diversas ocasiões. De acordo com o próprio brasileiro, foram quatro adiamentos.

O senador petista sugeriu que Dilma aproveite a viagem que fará aos Estados Unidos no próximo mês para tratar publicamente do caso. Em setembro, ela vai se encontrar com o presidente Barack Obama para participar da abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York.
 
“Tomei conhecimento do caso pelos familiares do Ricardo. Desde então temos tentado ajudar. A última tentativa foi o pedido endereçado ao ministro Patriota. Mencionei isso no ofício (pedido de ajuda da presidente Dilma), mas até o momento não obtive resposta do ministro”, declarou o senador ao Hoje em Dia na última sexta-feira.

A prisão do brasileiro foi decretada com base em um laudo emitido por uma psicóloga que, dias depois, perdeu a licença para trabalhar sob a acusação de fraude.
Ricardo sempre negou a acusação e sustenta que só foi denunciado porque a ex-mulher não se conformou com o fim do casamento.

Depois de vários pedidos de revisão para marcar o julgamento e rever a fiança, a Justiça do Arizona tomou duas decisões na última semana. Modificou o valor da fiança, que baixou de R$ 120 milhões para R$ 3,2 milhões. E, finalmente marcou a data do início do julgamento para 30 de novembro deste ano.

Apesar da queda abrupta do valor da fiança, a família do brasileiro não pode assumir o débito milionário. As duas fianças foram estipuladas pela juíza Tina R. Ainley, da Corte Superior do Arizona.

Ricardo, por sua vez, tem a alternativa de assinar um documento de confissão e ser imediatamente liberado para responder em liberdade. Nesse caso, no entanto, ele seria deportado dos Estados Unidos e, provavelmente, nunca mais poderia ver seus filhos. Enquanto não é colocado um ponto final no drama, os pais do brasileiro tentam mobilizar autoridades. Ao candidato derrotado à presidência em 2008, senador John McCain, foi entregue recentemente um abaixo-assinado pedindo a libertação do brasileiro.

Pressão para confessar
 
Desde novembro do ano passado, o brasileiro Ricardo Azevedo está trancafiado em uma solitária na prisão de Yavapai, no Centro Oeste do Arizona.

Ele foi removido para o cárcere individual porque ousou levar à direção da prisão uma reclamação de maus hábitos de higiene contra o antigo companheiro de cela.
Mesmo com toda precariedade, Ricardo não cogita fazer acordo com a Justiça estadual do Arizona. Se assinar, ele fica livre do inferno da prisão, é deportado para o Brasil e a ação judicial é arquivada.

É assim que funciona a lei no estado Arizona. Incitado a confessar com frequência, o brasileiro já devolveu o documento em branco pelo menos 25 vezes. “Eles querem que ele confesse até para limpar a barra do promotor e da juíza que estão acompanhando o caso. Alguma coisa vai ter que acontecer porque o processo do Ricardo é repleto de falhas inacreditáveis”, desabafou Tita Azevedo Souza Costa, mãe do brasileiro, em entrevista ao Hoje em Dia.

Tita diz que a comunicação de Ricardo com a família se dá diariamente numa média de 15 minutos por dia por meio de uma ligação a cobrar pela internet com o auxílio do Skype. “Apesar de tudo, o Ricardo está muito sereno. Quem conversa com ele tem a impressão de que ele está deitado assistindo televisão e comendo batatinha frita”, relatou.Ela conta que as regras da prisão norte-americana são extremamente rígidas. Por dia, o brasileiro tem o direito de sair da cela por apenas 30 minutos.

Mesmo assim, não fica livre para contemplar o céu, já que os banhos de sol estão restritos a uma vez a cada 30 dias. “Ele não reclama de nada. A sua rotina é ler livros e desenhar”, disse. A última vez que Tita viu o filho pessoalmente foi há um ano. “No dia do julgamento estaremos todos juntos de novo”, acredita.

ESTADOS UNIDOS: À espera da Justiça

13/04/2011

Exterior

Acusado de molestar filhos, brasileiro aguarda pelo julgamento há dois anos

Um brasileiro, de 39 anos, está preso preventivamente no estado americano do Arizona há mais de dois anos, sem previsão para ser julgado. Ele nega a acusação de ter molestado os filhos. Para responder ao processo em liberdade, Ricardo Azevedo Souza Costa teria de pagar US$ 75 milhões de fiança. Parentes mantinham sigilo sobre o caso desde dezembro de 2008, apesar de recorrer à ajuda de autoridades consulares brasileiras. Agora, decidiram contar à imprensa a versão deles da história.

Natural de Campinas (SP), o brasileiro era um jovem de classe média de São Paulo que decidiu seguir a carreira de modelo e foi para o Japão, onde conheceu a americana Angela Denise Martin. Eles se casaram em 1993 e se estabeleceram no Arizona, onde Ricardo abriu uma pequena empreiteira.

Tiveram dois filhos e uma filha – S. tem 15 anos, R., 12, e E., 8. Em 2007, o casamento acabou e começou o processo de divórcio litigioso. Os meninos começaram a frequentar uma psicóloga, para quem teriam dito que o pai os molestava.

Durante a disputa judicial do divórcio, e um ano depois da separação, Angela Martin o denunciou 12 vezes na Justiça por abuso sexual contra os dois filhos homens. Em uma audiência tida como rotineira, em 19 de dezembro de 2008, na presença dos pais de Ricardo – os paulistas Eduardo Azevedo Souza Costa e Rosa Cristina Azevedo Souza Costa – que foram festejar o Natal com o filho, o brasileiro teve a prisão expedida pelo juiz Michael Bluff, sendo algemado e conduzido imediatamente por um detetive.

EXIGÊNCIAS PESADAS
A Justiça do Arizona, de acordo com a defesa do brasileiro, deveria tê-lo julgado em até 150 dias. Para responder em liberdade, além de pagar US$ 75 milhões de fiança, em dinheiro, o brasileiro poderia assinar um termo de confissão. Ele se recusa porque nega ter molestado os filhos. O valor pedido ao ex-modelo é uma das mais caras da a história dos EUA. A quantia estabelecida, por exemplo, é 25 vezes maior que a que foi pedida ao cantor Michael Jackson em caso semelhante: suspeita de abuso sexual – US$ 3 milhões.

Segundo a família de Ricardo, as provas para incriminá-lo foram forjadas por Angela e ele tem sido submetido a situações desiguais que impedem de ser julgado de maneira justa e no prazo legal. Para a advogada brasileira Giselle Ambrosio, voluntária no caso desde o comunicado da situação de Ricardo pelo consulado brasileiro, o tratamento dado a ele não é o mesmo recebido pelos norte-americanos.

SAIBA +
A advogada brasileira Gisellle Ambrosio, que se apresentou como voluntária para ajudar Ricardo, afirma que o processo vem se arrastando devido a diversas petições dos advogados da ex-mulher do paulista. Giselle decidiu se colocar à disposição porque acredita que ele está sendo bastante injustiçado.
O advogado do ex-modelo, o americano Bruce Griffen, afirma que o caso é uma falha grotesca e sem precedente no sistema dos EUA.

Fonte: Ministério das Relações Exteriores

Ex-modelo brasileiro fala sobre a prisão nos EUA

Ricardo Costa está preso aguardando julgamento após ter sido acusado de pedofilia e de ter abusado sexualmente dos filhos pela ex-mulher. Ele está numa cela solitária e fala diariamente com os pais no Brasil pela internet. Ricardo diz que está confiante e não vê a hora de rever os filhos. Na reportagem, o ex-modelo também fala sobre a fiança milionária cobrada pela Justiça americana.

Mais Você debateu o caso do brasileiro que foi preso nos EUA e alega inocência

O Mais Você desta quarta-feira, dia 13 de abril, discutiu o caso de Ricardo Costa, que está preso há mais de dois anos no Arizona, EUA, acusado pela ex-mulher de ter abusado sexualmente de seus filhos. A família de Ricardo nega a acusação e diz que a polícia induziu os filhos dele a mentir. Ana Maria Braga recebeu na casa Eduardo Azevedo de Souza Costa, irmão de Ricardo, para esclarecer o assunto. A apresentadora também conversou com José Carlos Tórtima, professor de Direito Penal e advogado criminalista.





domingo, 11 de setembro de 2011

Visita do Ministro Antonio de Aguiar Patriota à Turquia – Istambul, 11 e 12 de setembro de 2011

O Ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, realizará visita à Turquia nos dias 11 e 12 de setembro, para encontro de trabalho com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Ahmet Davutoğlu. O Ministro Patriota será também recebido pelo Presidente da Turquia, Abdullah Gül.

As relações bilaterais vivem momento positivo, marcado pela multiplicação dos contatos e aprofundamento da cooperação entre os dois países. A visita do Ministro Antonio Patriota dará continuidade ao diálogo estratégico bilateral, tratando de temas da agenda bilateral e global.

A corrente de comércio bilateral tem-se ampliado consideravelmente, havendo alcançado, apenas no primeiro semestre de 2011, volume superior a US$ 1,5 bilhão. Registra-se crescente fluxo de investimentos entre os dois países, sobretudo nos setores de produtos químicos, eletrodomésticos, peças e acessórios para veículos automotores.

Fonte: Ministério das Relações Exteriores

Manuel Andrade fala sobre brasileiros petistas no exterior

É um desafio calcular o número exato de brasileiros vivendo no exterior, estima-se a existência de mais de 4 milhões. Um dos objetivos amplos do quarto encontro de Petistas no Exterior (IV EPTEX) é exigir uma responsabilidade maior do Partido na elaboração de estratégias políticas que garantam os direitos dos brasileiros e brasileiras trabalhando, estudando e vivendo no fora do país. O último EPTEX ocorreu no Reino Unido, em Londres, em maio de 2011, e reuniu petistas e simpatizantes.

"O encontro aconteceu quase no coração da crise, na Inglaterra. A Europa é um dos povos dessa crise, por isso, fazer um encontro do PT, dos brasileiros que trabalham, estudam e vivem no exterior é muito importante", diz Manuel Andrade, do núcleo do PT em Lisboa.

Publicado recentemente, o documento final gerado pelo IV EPTEX tem o intuito de criar ou ampliar os canais de comunicação entre poder público e brasileiros fora do país para garantir uma efetiva democratização conectadas ao redor do mundo através das jurisdições consulares. O documento publicado afirma: "O exercício da democracia participativa é um aspecto fundamental na luta dos brasileiros e brasileiras migrantes em todo o mundo".

Segundo o documento, a situação dos brasileiros no exterior é complicada devido ao desemprego gerado principalmente pela crise econômica instalada no mundo. O documento publicado pelo IV EPTEX aponta emergencialmente para o problema do crescimento de políticas conservadoras, xenófobas, racistas para criminalizar a imigração. No documento os núcleos formados pelos membros e simpatizantes do PT afirmam repudiar estas ações.

"Houve duas coisas importantes no encontro, avaliar, identificar e verificar a gravidade da crise, por um lado. Por outro lado pensar a organização do partido no exterior, apontar uma agenda para o próximo encontro e reforçar o laço do Brasil com o Partido", reafirma o petista Manuel Andrade.

Entre as ações que os núcleos do PT defendem, estão: A realização de conferências para brasileiros do exterior garantindo uma representação legítima; A criação de uma conferência final a ser realizada em Brasília; Criação de uma Secretaria Especial de apoio aos brasileiros no exterior; Reformulação do sistema eletivo para o Conselho de Representantes no Exterior (CRBE); Regulamento eleitoral específico para votação do Conselho de Representantes dos Brasileiros no Exterior; Entre outras resoluções, os membros da EPTEX pedem o posicionamento do governo e do PT contra o racismo e a xenofobia que afeta os brasileiros no exterior.

Os núcleos do PT no exterior propoem a realização do EPTEX de 2 em 2 anos a partir de 2012. Foi decidido que o próximo EPTEX ocorrerá em 2012, em Cuba.

(Gustavo Serrate -- Portal do PT)

RBA TV apresenta série: "Fronteiras da Ilusão"











No video 2 fala que os passaporte são tomados e impedem qualquer possibilidade de retorno ao Brasil mas isso não é verdade pois caso isso aconteça, o brasileiro(a) deverá procurar imediatamente as autoridades extrangeiras pois no exterior existem orgãos competentes que ajudam pessoas vítimas de tráficos e/ou também a embaixada/consulado poderá ajudar o retorno ao Brasil.

http://www.winrock.org.br/basta/imagens/appletx.png

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Aberto edital para bolsas de doutorado nos Estados Unidos

Doutorandos brasileiros podem se candidatar às bolsas de estudos, na modalidade sanduíche, nos Estados Unidos, por meio de cooperação entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Comissão Fulbright. O Programa Capes-Fulbright de Estágio de Doutorando nos EUA 2012-2013 concederá até 50 bolsas de estudos com duração de nove meses, e tem como objetivo desenvolver as pesquisas realizadas por doutorandos no Brasil e estreitar as relações bilaterais entre os dois países. Os interessados têm prazo até 15 de outubro para se candidatar.

A seleção acontecerá em cinco fases: consistência documental, análise de mérito, entrevistas, priorização das candidaturas e reunião conjunta. Os resultados finais deverão ser divulgados em dezembro deste ano.

Os bolsistas receberão, pela Capes, mensalidade para cobrir as despesas relativas a moradia, alimentação e transporte local no valor de US$ 1.300 (R$ 2.160), auxílio instalação de US$ 990 (R$ 1.643), pagamento de eventuais taxas para acesso às instalações da instituição e auxílio deslocamento ou passagem aérea de ida e volta para o translado Brasil-EUA-Brasil, a critério da agência.

Pela Comissão Fulbright são concedidos auxílio-pesquisa para o período de nove meses, variando entre US$ 2 mil (3.320) e US$ 7 mil (R$ 11.623), de acordo com a instituição norte-americana, e seguro saúde. A critério da Comissão Fulbright, o doutorando poderá participar de curso intensivo de língua inglesa nos EUA, com até quatro meses de duração, imediatamente anteriores ao início das atividades acadêmicas, incluindo estadia, taxas e material didático.

Diego Rocha - MEC Assessoria de Imprensa

Acesse o edital
Mais informações:
Correio eletrônico Capes - Comissão Fullbright
Telefones (61) 2022-6657 (Capes) e (61) 3248-8605 (Comissão Fulbright)

Dilma Rousseff - 7 de Setembro

Em pronunciamento, Dilma disse que o Brasil está preparado para enfrentar a crise internacional

Por NBR

NBR Notícias - 07.09.11: Na noite de terça-feira (06), a presidenta Dilma fez um pronunciamento oficial, em rede nacional de rádio e televisão. A presidenta disse que os paises ricos se preparam para uma recessão diante da crise econômica mundial, mas ressaltou que o Brasil está com a inflação sob controle e preparado para enfrentar a crise.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Partido de los trabajadores celebró su Cuarto Congreso

Por Telesurtv

En Brasil se celebró el cuarto congreso del gobernante Partido de los Trabajadores, la actividad reunió a los 1.350 delegados proclamaron a Dilma Roussef como la candidata de las pasadas elecciones del 2010. teleSUR
http://multimedia.telesurtv.net/3/9/2011/48312/partido-de-los-trabajadores-ce...

sábado, 3 de setembro de 2011

Alunos da UEM receberão bolsas de estudos no exterior

CNPQ libera 2 mil bolsas de estudos para alunos de graduação no exterior

NBR Notícias 01.09.11: O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, liberou as primeiras 2 mil bolsas de estudo para alunos de graduação, por meio do Programa Ciência Sem Fronteiras.


População que passa para a classe média exige serviço público de qualidade

Trecho do discurso da presidenta Dilma no lançamento de 110 novos leitus do SUS no Hospital da Ulbra, em Canoas (RS).

Para internautas, corrupção deve ser considerada crime hediondo

Em enquete promovida pela Agência Senado e pelo DataSenado na segunda quinzena de agosto, 99,4% dos votos, num universo de 426.618, foram favoráveis ao projeto de lei do Senado (PLS 204/11) que inclui a corrupção na Lei dos Crimes Hediondos.

Para o senador Pedro Taques (PDT-MT), autor do projeto, a iniciativa se justifica em razão da gravidade dos crimes contra direitos difusos e coletivos, como é o caso da corrupção. Na justificação do projeto, ele lembra que o desvio de recursos públicos leva à falta de verbas para hospitais, escolas, sinalização, etc., o que pode ocasionar mortes de pessoas.
Na quarta-feira (31), Taques comemorou o resultado da enquete durante discurso em Plenário. No momento em que fazia seu pronunciamento, haviam sido registrados mais de 260 mil votos de apoio ao projeto. Em poucas horas, o número alcançou 426 mil.
Na primeira quinzena de setembro, o tema da enquete é o PLS 101/2011, que torna crime a criação de perfil falso na internet. A enquete fica na lateral direita da página principal da Agência Senado.

Da Redação / Agência Senado