http://1.bp.blogspot.com/_LzEW9CdbpQA/TK54p0o5eMI/AAAAAAAACBo/HJiu2hku6Vk/S1600-R/dilma13_2_turno.jpg http://1.bp.blogspot.com/_LzEW9CdbpQA/TK529IuoIBI/AAAAAAAACBg/lDw5BFhFe80/S1600-R/dilma_verdades.jpg

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Encontro discute Estatuto da Igualdade Racial na semana da Consciência Negra

Governo Dilma cria serviço de apoio às brasileiras vítimas de violência no exterior

Por www.joaopaulocunha.org.br

Brasileiras que estão em Portugal, na Espanha e na Itália em situação de risco e ameaças passam a contar a partir da sexta-feira, 25, com um serviço telefônico (180) para o qual fazem a chamada, relatam o problema e indicam o que querem que seja feito. Segundo a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) trata-se de uma parceria com os ministérios da Justiça e das Relações Exteriores. O serviço chamado de Ligue 180 é gratuito e será lançado em Brasília pelos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, e pelo secretário executivo do Ministério das Relações Exteriores, Ruy Nogueira. Há dois anos, o governo brasileiro vinha trabalhando para a criação desse canal de apoio. As mulheres em situação de violência no Brasil já tinham acesso ao serviço, por meio do número de telefone 180.
 
“A ideia é estar disponível 24 horas. Antes havia o apoio prestado pelos serviços consulares, muitas vezes o pedido de ajuda não ocorria porque algumas mulheres ficavam constrangidas de relatar o que estavam passando. Agora haverá um atendimento só para elas”, disse a chefe do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior, Maria Luiza Ribeiro Lopes da Silva. A diplomata disse que a orientação é para que as atendentes recebam as queixas e providenciem os encaminhamentos desejados pelas mulheres que fazem as reclamações. “O telefonema pode ser anônimo. Se a mulher não quiser fornecer detalhes por temor ou receio, a reclamação será feita da mesma forma”, disse Maria Luiza Silva.

De acordo com dados divulgados este mês pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 491.645 brasileiros viviam em 193 países, em 2010. Porém, esse número não inclui as pessoas que podem ter emigrado, por exemplo. Os principais países procurados pelos brasileiros são os Estados Unidos, Portugal, a Espanha, o Japão, a Itália e a Inglaterra. “Hoje, infelizmente, apenas temos informações de que as queixas de violência contra a mulher são numerosas. Mas essas pessoas que sofrem, as vítimas, ainda são invisíveis. Queremos saber qual é a demanda para tomar as devidas providências e evitar que o problema permaneça”, disse Maria Luiza Silva.

Para criar o serviço de apoio às mulheres, o governo brasileiro considerou os locais onde há mais registros de casos de violência contra pessoas do sexo feminino. O mapeamento foi feito com base em dados da Polícia Federal, dos consulados brasileiros no exterior e da Secretaria de Políticas paras as Mulheres. Nesta primeira etapa do serviço, atuam os consulados do Porto e de Lisboa (Portugal), de Madri e Barcelona (Espanha) e de Milão e Roma (Itália). Para entrar em contato com o serviço há três números distintos. Se a mulher estiver em Portugal, ela deve telefonar para 800 800 550, pedir a opção 3 e discar 61 37 99 01 80. Caso a brasileira esteja na Espanha, o número que deve ser discado é 900 990 055, com a escolha da opção 3. Em seguida, ela deve discar 61 37 99 01 80. Se a mulher estiver na Itália, o número a ser discado é 800 172 211, opção 3. Depois, ela deve discar 61 37 99 01 80. O serviço estará disponível 24 horas, segundo o Ministério das Relações Exteriores.
 
Fonte: PT-SP

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Alemanha não permitirá que crianças estrangeiras tenham dupla cidadania

http://data.blogg.de/verinha/images/bebe_chorao.gifBerlim  - O Parlamento alemão acaba de rejeitar um projeto de lei apresentado pelo SPD, de que deveria ser concedido a dupla cidadania aos filhos de pais estrangeiros nascidos na Alemanha. Foram 308 votos contra, 278 a favor e uma pessoa se absteve. Os filhos de pais estrangeiros terão que decidir entre os 18 e os 23 anos se querem permanecer alemães ou não e, caso não decidam até os 23 anos, irão perder automaticamente a cidadania alemã.

Fonte: Andrea Wiegmann e Nely Leandrinha (Alemanha)

Brasil: ato ecumênico pela saúde do ex-presidente Lula

Dilma e a festa dos atletas brasileiros do Pan de Guadalajara

Dilma recebe atletas brasileiros que brilharam no Pan de Guadalajara

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Atividade na Ponte do Rio Negro em Manaus

Por greenpeacebrasil

Durante a inauguração da ponte, foi inflado um balão com a mensagem que o Greenpeace vem repetindo desde que as propostas de mudanças na legislação ambiental entraram na pauta dos parlamentares: "Senado, desliga essa motosserra". Assine a petição http://bit.ly/qUbk8Y

Crise de 2008 destruiu 80 milhões de empregos nos EUA e Europa, segundo relatório da OIT

Encontros bilaterais e com OIT marcam primeiro dia de trabalho em Cannes

ONU Em seu primeiro dia de compromissos oficiais em Cannes, na França, onde será realizada a partir de amanhã (3) a 6ª Cúpula do G20, a presidenta Dilma Rousseff se reuniu com o presidente da China, Hu Jintao, com a primeira-ministra da Austrália, Julia Gillard, e com o diretor-geral da OIT, Juan Somavía. Nos encontros, a presidenta compartilhou a posição do Brasil em defender uma solução para a crise financeira internacional com crescimento e manutenção de empregos.


Em recentes declarações sobre a Cúpula, a presidenta destacou que o G20 deve agir propondo tanto medidas financeiras emergenciais como também um plano de sustentação do investimento. Ela tem defendido, também, a necessidade de decisões políticas dos países desenvolvidos em prol do crescimento, aumento do consumo e criação de empregos.
“A solução imediata, apesar de ser responsabilidade dos países avançados e, neste momento, particularmente, dos europeus, não pode fechar os olhos para o fato de que se todos fizerem ajustes recessivos a situação de recessão será uma profecia autorrealizável. Estímulo ao crescimento, ao emprego e à melhoria de vida das populações de todos os países do mundo é também um dos bons instrumentos para que possamos, de fato, superar e controlar a crise. Estou convencida de que esse foco no crescimento, com redução de desigualdades, com políticas fiscal e monetárias responsáveis são parte essencial da solução”, disse na última segunda-feira (1).


Amanhã, a presidenta Dilma participa de almoço de trabalho sobre o sistema econômico global, seguido de duas sessões de trabalho: Plano de Ações para o Crescimento Econômico Mundial / Marco e Sistema Monetário Internacional e Dimensão Social da Globalização e Comércio. À noite, Dilma Rousseff vai a jantar de trabalho sobre desenvolvimento.

Fonte: Blog do Planalto 

Breno volta a treinar com bola desde prisão na Alemanha

França e Alemanha decidem não ajudar a Grécia

Nova ameaça em Fukushima

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Saiba como ter patrocínio do Bolsa Atleta

Brasil conquista 141 medalhas nos jogos Pan Americanos em Guadalajara, no México

NBR Notícias - 31.10.11: O Brasil conquistou 141 medalhas durante os jogos Pan Americanos, realizados em Guadalajara, no México. Em seu programa de rádio, Café Com a Presidenta, Dilma Rousseff parabenizou os atletas. E lembrou que 40% dos que participaram do Pan receberam apoio do governo federal, por meio do programa Bolsa -Atleta.

E as inscrições para o programa Bolsa-Atleta estão abertas.

Clique aqui para mais informações sobre as categorias e os pré-requisitos para obtenção de bolsa.

Dilma chega a Cannes para participar da reunião da Cúpula do G20

TVNBR - Flash sobre agenda da presidenta à França, onde participa na 5ª e 6ª feira da 6ª Cúpula do G20, o grupo que reúne as economias mais ricas e emergentes. Em pauta, a crise na zona do euro e as medidas para que ela não se espalhe pelo resto do planeta. Os líderes irão se reunir no Palácio dos Festivais. Dilma já chegou a Cannes. Veja boletim de Karla Wathier.

José Pimentel destaca papel de Lula na conquista pelo país de reconhecimento internacional

[senador José Pimentel (PT-CE)]

Ao expressar seu desejo de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se recupere rapidamente do câncer de laringe, diagnosticado neste final de semana, o senador José Pimentel (PT-CE) ressaltou a importância de decisões tomadas por Lula, ao longo de seus dois mandatos presidenciais, as quais permitiram ao Brasil conquistar "grande respeito internacional". 

- O Brasil, sob a liderança do nosso presidente Lula e, agora sob o comando da nossa presidenta Dilma, tornou-se referência positiva para o mundo - afirmou o senador em pronunciamento nesta segunda-feira (31).

Na avaliação de José Pimentel, as boas perspectivas de crescimento da economia brasileira nos próximos anos, sobretudo no setor de produção de alimentos, foram previstas corretamente por Lula.
Citando dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Pimentel observou que nos próximos dez anos o Brasil deverá disputar a liderança com os Estados Unidos no setor do agronegócio. Este setor, segundo ele, será um dos pilares que permitirá ao Brasil alcançar em breve a posição de quinta economia mundial. 

De acordo com José Pimentel, as estimativas indicam que a produção brasileira de grãos deverá aumentar 23% até 2021, tendo o café e a soja, por exemplo, aumentos previstos de 24% e de 36%. 

Além disso, assinalou o senador, o crescimento das exportações será acompanhado da expansão do consumo interno, que continuará sendo o primeiro destino da produção: 85,4% do milho; 83% da carne bovina; 81% da carne suína; 67% da carne de frango; e 64,7% da soja. 

José Pimentel ressaltou que o consumo interno brasileiro foi um fator fundamental para que o país passasse ao largo da crise econômica mundial de 2008. 

- A liderança do presidente Lula naquele momento, associada à força do nosso consumo interno, foram fundamentais para que pudéssemos enfrentar aqueles dias de forma segura - disse. 

Da Redação / Agência Senado

Presidenta Dilma chega à França para participar da Cúpula do G20

Por Blog do Planalto


Presidenta Dilma desembarca em Nice, na França, de onde segue para Cannes.
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff desembarcou nesta tarde em Nice, na França, de onde seguiu para Cannes para participar da VI Cúpula do G20, realizada na cidade até a próxima sexta-feira (4).
ONUDurante os dias 3 e 4, os chefes de Estado e de Governo do G20 se reunirão em sete sessões de trabalho, nas quais serão discutidos temas como crise financeira internacional, crescimento econômico, geração de emprego, reforma do sistema monetário, comércio internacional, regulação financeira, mudanças climáticas e governança global.
Ontem, ao participar da entrega do prêmio As Empresas mais Admiradas do Brasil, oferecido pela revista Carta Capital, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que, na ausência de crescimento, é impossível alcançar efetivamente a sustentabilidade fiscal. Ela ressaltou que os países em desenvolvimento têm feito sua parte e demonstrado que é possível crescer com as contas públicas equilibradas ao mesmo tempo em que se prioriza a geração de emprego e a distribuição de renda.
“Por isso, a posição que o Brasil levará a Cannes é que o G20 deve agir propondo tanto medidas financeiras urgentes e emergenciais como também um plano de sustentação do crescimento e do emprego. Cabe ao G20 ajudar a restabelecer a confiança no retorno do crescimento, em especial das economias desenvolvidas, porque nós somos capazes de fazer a nossa parte por nós mesmos”, destacou.
O G20 foi estabelecido em 1999, como consequência das crises de balanço de pagamentos ocorridas ao longo da década de 90. O mecanismo reunia as autoridades financeiras dos 20 países desenvolvidos e em desenvolvimento mais importantes, com o objetivo de cooperar em temas técnicos de natureza econômica e financeira. A partir de 2008, em reconhecimento da necessidade de cooperação internacional ampliada para superar a crise financeira nos países desenvolvidos, passou a reunir-se em nível de chefes de Estado e Governo.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

“Ele está maravilhoso de humor”, diz Dilma Rousseff ao visitar Lula

31/10/2011 - A presidenta Dilma Rousseff visitou no início da noite desta segunda-feira (31) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que irá passar a noite no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde começa o tratamento de quimioterapia para combater um câncer na laringe.

http://lh4.ggpht.com/-ewGi8BG8SX4/Tq8dHYLD8XI/AAAAAAAABJA/iW4pK4oAusE/s570/SIRIO5.jpg
Ao lado de Guido Mantega, Dilma Rousseff visita Lula em São Paulo. Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula.

A visita durou cerca de uma hora, e ambos conversaram sobre a reunião do G20, da qual Dilma irá participar nesta semana na França. A presidenta estava acompanhada do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.
“Ele estava interessado em discutir como está o desempenho dos países da Zona do Euro, como a crise está ocorrendo, como é a forma de superação. [Ele estava] muito empenhado em uma questão, muito importante, que é o fato de que não há registro na história de soluções para uma crise sem que concomitantemente se tenha crescimento”, afirmou a presidenta ao sair do hospital.
“Ele está maravilhoso de humor. Está com aquela alegria dele”, disse Dilma.  “O presidente é uma pessoa que olha para fora, ele não fica triste olhando para dentro. Ele olha para o mundo, olha para a vida, e é para isso que ele dá importância”.

Fonte: Instituto Cidadania

Lula suspende viagens até janeiro; envie mensagens ao ex-presidente

http://www.geledes.org.br/images/stories/novo/instituto_cidadania.jpgA agenda de viagens nacionais e internacionais do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva está suspensa até o final de janeiro de 2012, para que se concentre no tratamento médico para curar o câncer que foi localizado em sua laringe no último sábado, 29 de outubro de 2011.
Amanhã o ex-Presidente fará a primeira aplicação de quimioterapia no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
Reproduziremos no site do Instituto Cidadania (www.icidadania.org) os boletins médicos produzidos pela equipe do Sírio-Libanês, responsável pelo tratamento do ex-Presidente.
Agradecemos a todas as manifestações de solidariedade, carinho e incentivo que o ex-presidente recebeu do Brasil e do exterior.
Para enviar mensagens para o ex-presidente foi criado o e-mail saudelula@icidadania.org.

Lula chega ao hospital para começar quimioterapia

Por icidadania.org

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou o tratamento contra o câncer na laringe nesta segunda-feira (31). Ele chegou por volta das 10h no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde se prepara para a primeira sessão de quimioterapia.

http://lh4.ggpht.com/-6a3UXxB9fIU/Tq6htlI72fI/AAAAAAAABHE/qss26nuR1IU/s570/SIRIO2.jpg

Lula chega ao Hospital Sírio-Libanês e conversa com os médicos Raul Cutait, Paulo Hoff e Roberto Kalil Filho. Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula.





http://lh5.ggpht.com/-HvXQClIHv1E/Tq6hvE7KGZI/AAAAAAAABHM/2uq4NI49-eM/s570/SIRIO1.jpg

Lula chega ao Hospital Sírio-Libanês e conversa com os médicos Raul Cutait, Paulo Hoff e Roberto Kalil Filho. Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula.