Eu venho aqui deixar meu apoio ao Senador Cristovam Buarque que vem lutando pelos direitos de todos os brasileiros e inclusive os que moram no exterior.
Eu estou pedindo apoio de todos para que apoiem minha manifestação à favor da aprovação, no Senado, de uma lei que prevê a regularização dos imigrantes no Brasil e com a perspectiva de os brasileiros no exterior poderem passar a eleger os seus deputados, a aprovação da PEC - PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO, Nº 5 de 2005, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF). que foi aprovada dia 1º de abril por unanimidade, no Senado do Brasil. Foram 59 votos favoráveis. A PEC, de autoria de Cristovam, está aguardando inclusão em Ordem do Dia para ser votada em segundo turno. Depois de ser submetida a um segundo turno, seguirá para a Câmara.
Há hoje cerca de 3 milhões de brasileiros morando no exterior. É o equivalente às populações dos estados do Acre, Amapá, Roraima e Tocantins reunidas. Eles enviam US$5 bilhões para o Brasil, possuem filhos brasileiros que moram com eles e não têm ninguém que os represente. Por isso, chegou a hora de fazermos o que países como Espanha, França, Itália e Portugal fizeram: ter parlamentares que representem os conterrâneos que vivem no exterior. Os portugueses e seus descendentes que moram no Brasil, por exemplo, têm um deputado que os representa na Assembleia Nacional de Portugal. A reforma constitucional aprovada em primeiro turno na quarta-feira, 1 de Abril de 2009, corrige essa falha: permite que os brasileiros que moram foram tenham um deputado representando-os. Um lei posterior regulamentará a PEC, afirma Cristovam.
A emenda do senador cria apenas o direito aos brasileiros no exterior de elegerem seus representantes. O detalhamento viria depois, na forma de um projeto de lei. A criação de mais quatro cadeiras de deputado federal. Um representaria os brasileiros nos Estados Unidos, outro a comunidade que vive na Europa, um terceiro os brasileiros no Japão e um quarto aqueles que moram nas demais regiões do mundo.
ÚLTIMA TRAMITAÇÃO DA PEC 5/05:
20/10/2009
SSCLSF - SUBSEC. COORDENAÇÃO LEGISLATIVA DO SENADO
Situação: AGUARDANDO INCLUSÃO ORDEM DO DIA
Ação: Juntou-se, às fls. 30/38, expedientes diversos manifestando apoio à matéria.
Aguardando inclusão em Ordem do Dia.
Att,
Cristovam Buarque 30 de setembro às 22:47
Andrea,
É com alegria que recebo sua mensagem. Pois são mensagens como a sua que nos mantêm firme na luta pela construção de uma sociedade mais justa.
Obrigado pelo seu apoio e principalmente por dedicar o seu tempo neste momento em acompanhar a minha trajetória.
Abraço,
Cristovam
É com alegria que recebo sua mensagem. Pois são mensagens como a sua que nos mantêm firme na luta pela construção de uma sociedade mais justa.
Obrigado pelo seu apoio e principalmente por dedicar o seu tempo neste momento em acompanhar a minha trajetória.
Abraço,
Cristovam
Ricardo Berzoini Vamos entrar nessa luta. Representação parlamentar para brasileiros no exterior é proposta justa e democrática.
Neiri Alves da Silva Morei no exterior por dez anos, sei bem do que voces estão falando, deixo aqui meu apoio e solidariedade a todos vocês, contem comigo
abços
Andrea; ano passado inciamos uma movimentação no exterior (Estados Unidos) para mobilizar os brasileiros em torno da PEC. Eu faço parte deste movimento chamado Comitê Pró Cidadania. Foram coletados mais de 20 mil assinaturas num abaixo assinado que foi entregue em Brasilia ao senador Buarque, ao presidente do Senado, José Sarney e ao da câmara, dep Michel Temer. A emenda em seguida passou em primeira votação agora deve haver uma segunda e depois ir para a câmara. Acredito que o momento ideal para se iniciar essa movimentação no exterior será após as eleições, pois teremos um renovação da maioria do senado e da câmara. Mais sua iniciativa é louvável sim!
Nenhum comentário:
Postar um comentário