http://1.bp.blogspot.com/_LzEW9CdbpQA/TK54p0o5eMI/AAAAAAAACBo/HJiu2hku6Vk/S1600-R/dilma13_2_turno.jpg http://1.bp.blogspot.com/_LzEW9CdbpQA/TK529IuoIBI/AAAAAAAACBg/lDw5BFhFe80/S1600-R/dilma_verdades.jpg

domingo, 11 de setembro de 2011

Manuel Andrade fala sobre brasileiros petistas no exterior

É um desafio calcular o número exato de brasileiros vivendo no exterior, estima-se a existência de mais de 4 milhões. Um dos objetivos amplos do quarto encontro de Petistas no Exterior (IV EPTEX) é exigir uma responsabilidade maior do Partido na elaboração de estratégias políticas que garantam os direitos dos brasileiros e brasileiras trabalhando, estudando e vivendo no fora do país. O último EPTEX ocorreu no Reino Unido, em Londres, em maio de 2011, e reuniu petistas e simpatizantes.

"O encontro aconteceu quase no coração da crise, na Inglaterra. A Europa é um dos povos dessa crise, por isso, fazer um encontro do PT, dos brasileiros que trabalham, estudam e vivem no exterior é muito importante", diz Manuel Andrade, do núcleo do PT em Lisboa.

Publicado recentemente, o documento final gerado pelo IV EPTEX tem o intuito de criar ou ampliar os canais de comunicação entre poder público e brasileiros fora do país para garantir uma efetiva democratização conectadas ao redor do mundo através das jurisdições consulares. O documento publicado afirma: "O exercício da democracia participativa é um aspecto fundamental na luta dos brasileiros e brasileiras migrantes em todo o mundo".

Segundo o documento, a situação dos brasileiros no exterior é complicada devido ao desemprego gerado principalmente pela crise econômica instalada no mundo. O documento publicado pelo IV EPTEX aponta emergencialmente para o problema do crescimento de políticas conservadoras, xenófobas, racistas para criminalizar a imigração. No documento os núcleos formados pelos membros e simpatizantes do PT afirmam repudiar estas ações.

"Houve duas coisas importantes no encontro, avaliar, identificar e verificar a gravidade da crise, por um lado. Por outro lado pensar a organização do partido no exterior, apontar uma agenda para o próximo encontro e reforçar o laço do Brasil com o Partido", reafirma o petista Manuel Andrade.

Entre as ações que os núcleos do PT defendem, estão: A realização de conferências para brasileiros do exterior garantindo uma representação legítima; A criação de uma conferência final a ser realizada em Brasília; Criação de uma Secretaria Especial de apoio aos brasileiros no exterior; Reformulação do sistema eletivo para o Conselho de Representantes no Exterior (CRBE); Regulamento eleitoral específico para votação do Conselho de Representantes dos Brasileiros no Exterior; Entre outras resoluções, os membros da EPTEX pedem o posicionamento do governo e do PT contra o racismo e a xenofobia que afeta os brasileiros no exterior.

Os núcleos do PT no exterior propoem a realização do EPTEX de 2 em 2 anos a partir de 2012. Foi decidido que o próximo EPTEX ocorrerá em 2012, em Cuba.

(Gustavo Serrate -- Portal do PT)

Nenhum comentário: